segunda-feira, 13 de agosto de 2007

«««««Vamos reciclar o óleo das frituras«««««





Aprender, a brincar…

Desta vez as nossas crianças e alguns adultos foram fazer sabão natural.
É uma maneira fácil de se aproveitar o resto do óleo das frituras.
No meio de muitas gargalhadas, mas sempre com a máxima atenção, lá fomos juntando os ingredientes, seguindo uma receita tradicional, depois da mistura devidamente mexida, coloca-se numa caixa de madeira forrada com um pano, e fica em repouso durante 2 dias, só depois se pode desenformar e cortar em barras, que se deixam a secar num sitio ventilado durante dois meses, e pronto, temos o sabão pronto a ser utilizado, e evitamos que alguns litros de óleo fossem parar onde não deviam, ao meio Ambiente.

............................Um litro de óleo de fritar deitado no ralo da pia chega a contaminar de uma vez só um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa – desde banho, comida e consumo – por até 40 anos.
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, um "manjar dos deuses" para ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo.
Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto. Deveria ser uma prioridade a obtenção de bio diesel através da reciclagem do óleo utilizado nos restaurantes, escolas, hotéis, fábricas, etc., vocês já imaginaram a quantidade de óleo utilizado em qualquer grade cidade do nosso país.

Sem comentários: