terça-feira, 28 de agosto de 2007

«« Desafio ««

http://www.youtube.com/watch?v=LzzfxV-QNKo

Vamos ver este vídio, e no final vamos fazer um trabalho sobre ele.....

terça-feira, 21 de agosto de 2007

«« Bem vinda Maria ««


A cegonha fez uma visita ao nosso A.t.l. e com ela trouxe a pequena Maria.
Todos nós mandamos um grande beijo de boas vindas à Maria, e aos seus papás.

domingo, 19 de agosto de 2007

««« Noite de festa na Colectividade«««


A festa decorreu num clima de amizade e convívio entre as diversas gerações, mas os reis e rainhas foram as crianças do nosso A.T.L, que com a sua alegria souberam receber como gente grande todos quantos nos visitaram na noite de 18 de Agosto de 2007.
O momento foi aproveitado para continuar-mos a sensibilizar todas as pessoas para os problemas ambientais com que o nosso planeta se enfrenta nos dias de hoje.
O museu da água enviou-nos 80 sacos de pano, que foram oferecidos ás pessoas que assinaram um documento, onde se comprometem a utilizar sacos de pano, em vez dos tradicionais sacos de plástico, em cada saco de pano oferecido foi agrafada uma etiqueta onde se lê (comprometo-me a utilizar sempre que possível cestas ou sacos em tecido, para transportar as minhas compras)…………………………………………………………………………………………………………………………….. A tradicional sardinha assada também se fez presente, e com ela vieram as febras assadas na brasa, porque nestas andanças a fome sempre aperta, as mães das nossas crianças ofereceram diversos bolos que foram vendidos a 0,50 €, o dinheiro apurado vai servir para comprar uma impressora, a nossa já está velhinha e cansada.

Os músicos estavam a postos, ensaiando os primeiros passos de dança, alguém tinha que ser o primeiro a abrir o baile

Destaque para os trabalhos apresentados

Admirando os trabalhos da criançada

Momento de reflexão enquanto se aguardava a visita dos gulosos à banca dos doces

Encontro de gerações, foi um desenrolar de papelinhos para ver a quem calhava o prémio

Os sacos pintados pelos meninos do A.T.L são já uma constante no dia a dia de muitas pessoas da nossa freguesia

Só a mais pequena estava com sede

sábado, 18 de agosto de 2007

Hoje estamos em festa,


Vai ter lugar pelas 20 horas, a já tradicional sardinhada de S.R.G.U.E.
Este ano a organização será em parceria com o Grupo dos Amigos do Escoural.
Na festa haverá a tradicional sardinha assada, no recinto da mesma será montada uma exposição onde as nossas crianças vão apresentar ao trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, também pode dar um pé de dança ao som do conjunto surpresa.
Se estiver por perto não deixe de nos brindar com a sua presença.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

««Efeito estufa««

«««««Vamos reciclar o óleo das frituras«««««





Aprender, a brincar…

Desta vez as nossas crianças e alguns adultos foram fazer sabão natural.
É uma maneira fácil de se aproveitar o resto do óleo das frituras.
No meio de muitas gargalhadas, mas sempre com a máxima atenção, lá fomos juntando os ingredientes, seguindo uma receita tradicional, depois da mistura devidamente mexida, coloca-se numa caixa de madeira forrada com um pano, e fica em repouso durante 2 dias, só depois se pode desenformar e cortar em barras, que se deixam a secar num sitio ventilado durante dois meses, e pronto, temos o sabão pronto a ser utilizado, e evitamos que alguns litros de óleo fossem parar onde não deviam, ao meio Ambiente.

............................Um litro de óleo de fritar deitado no ralo da pia chega a contaminar de uma vez só um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa – desde banho, comida e consumo – por até 40 anos.
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, um "manjar dos deuses" para ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo.
Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto. Deveria ser uma prioridade a obtenção de bio diesel através da reciclagem do óleo utilizado nos restaurantes, escolas, hotéis, fábricas, etc., vocês já imaginaram a quantidade de óleo utilizado em qualquer grade cidade do nosso país.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

«««por um mundo livre de poluição«««




“ Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação.”

Jacques Yves Cousteau (1910-1997)